Construção Livre | Tipos de cimento
Focada em atender obras residenciais, zela pelo compromisso e transparência aos seus clientes e profissionais. O compromisso maior da Construção Livre é com a felicidade, que se conquista quando se valoriza desde as pequenas coisas. Grandes marcas e produtos de qualidade, na CL você tem!
obras residenciais, compromisso, transparência, Swiss Park, campinas, Construção Livre, ATACADISTAS, acabamento, jardinagem, eletrica, ferramentas, abrasivos, EPI, utilidades domesticas, cimento, hidraulica,
17120
post-template-default,single,single-post,postid-17120,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Tipos de cimento

Tipos de cimento

Q uando vamos iniciar uma obra geralmente não sabemos, mas existem diversos tipos de cimento disponíveis no mercado com diferentes utilidades e composições. As diferenças vêm do processo pelo qual a matéria prima passa: método de moagem, tipos de produtos que são adicionados ou não. Hoje neste texto iremos falar brevemente sobre os mais utilizados e para quais aplicações eles servem, para que você possa escolher o melhor para a sua obra.

No total são 11 tipos de cimento mais utilizados na construção civil, e todos eles levam o nome de Portland, nome dado por Joseph Aspdin, em inspiração a ilha britânica de Portland e a similaridade das rochas com o produto base criado pelo químico. Todos acompanham uma sigla, prefixo CP juntamente com algarismos romanos de I A V, e as classes de resistências de 25, 32 e 40 Mpa.

Conheça agora alguns tipos de cimentos e seus aditivos:

Cimento CP-I (NBR 5.732) ou Cimento Portland Comum: não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é direcionada para a indústria. Indicado para o uso em construções que não requeiram condições especiais e não apresentem ambientes desfavoráveis com presença de sulfatos.
Classe de resistência: 25 MPa.

Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: Libera menos calor quando entra em contato com a água. Pode ser encontrado em três opções: com adição de escória de alto-forno, recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento; com adição de material pozolânico, ideal para obras subterrâneas e locais que estejam em contato com água; com adição de material carbonático, tem o objetivo de tornar os concretos e as argamassas mais trabalháveis.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável. Recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade (esgotos e efluentes industriais, obras submersas, pavimentação de estradas, pistas de aeroportos, etc) quanto para obras menores.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: Proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos. Possui baixo calor de hidratação e é pouco poroso, sendo resistente à ação da água do mar e de esgotos. Indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.
Classe de resistência: 25 e 32 MPa.

Cimento CP-V ARI (NBR 5.733) ou Cimento Portland de Alta Resistência Inicial: Tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. É muito utilizado em obras industriais que exigem um tempo de desforma menor. É recomendado apenas para a fabricação de concretos e em obras onde seja necessário a desforma rápida de peças de concreto armado.

Cimento RS (NBR 5.737) ou Cimento Portland Resistente a Sulfatos: Os materiais sulfatados estão presentes em redes de esgoto, ambientes industriais e água do mar. Sendo assim, seu uso é indicado para construções nesses ambientes.