Construção Livre | Conforto Térmico: Saiba como deixar sua casa mais fresca.
Focada em atender obras residenciais, zela pelo compromisso e transparência aos seus clientes e profissionais. O compromisso maior da Construção Livre é com a felicidade, que se conquista quando se valoriza desde as pequenas coisas. Grandes marcas e produtos de qualidade, na CL você tem!
obras residenciais, compromisso, transparência, Swiss Park, campinas, Construção Livre, ATACADISTAS, acabamento, jardinagem, eletrica, ferramentas, abrasivos, EPI, utilidades domesticas, cimento, hidraulica,
16651
post-template-default,single,single-post,postid-16651,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Conforto Térmico: Saiba como deixar sua casa mais fresca.

Conforto Térmico: Saiba como deixar sua casa mais fresca.

Parte predominante do Brasil é de clima Tropical e algumas medidas devem ser tomadas para que haja com conforto térmico na habitação. As vezes apenas os recursos naturais não são possíveis de fornecer uma boa condição, então utilizar de equipamentos de refrigeração é bem comum, apesar de muitas vezes não sanar totalmente os problemas de calor. Neste texto vamos apresentar alguns pontos para quem vai construir, e para quem já tem uma casa pronta e precisa de dicas para a sensação térmica seja mais agradável.

Começando por quem está construindo, analisar a posição da casa em relação ao sol é um fator imprescindível antes de construir. É preciso certificar que os espaços onde ficamos a maior parte do tempo, como salas e quartos, não fiquem expostos ao calor de horários em que o sol está no ápice. Neste caso você pode contar com os profissionais da Construção Civil como engenheiro e arquiteto.

A escolha dos tipos de produtos que você utilizará também fará muita diferença. O tipo de alvenaria que será usado conta pontos nesse assunto, os blocos de cerâmica são os mais recomendados. Pedras para decoração também precisam de uma atenção maior. Muitas delas esquentam ao ponto de não conseguirmos colocar os pés ou as mãos, sendo assim, levam calor para o ambiente. Antes de escolher, informe-se sobre as características da pedra, como índice de absorção de água e tratamento que podem ser aplicados.

Entrando no assunto do teto, casas que possuem apenas laje ou apenas telhado, transmitem mais o calor de fora para dentro, o ideal seria telhado em conjunto com a laje para obter temperaturas agradáveis. Existem hoje no mercado vários tipos de mantas térmicas, que reduzem até 5% da temperatura do ambiente no verão, e no inverno impede que o calor escape. A maioria deles são feitas de materiais sustentáveis, acessíveis, de baixo custo e disponíveis em diferentes modelos para atender demandas de residências e industrias.

Outra dica na hora da construção é o pé direito da casa. A altura mínima ideal para um pé direito é 2.30m, mas o que muitos não sabem é que aumentando apenas alguns centímetros colabora em uma sensação térmica mais agradável, já que o ar quente tende a subir, acaba deixando o ar gelado para o cômodo. Janelas mais amplas também ajudam na ventilação e, dependendo da posição, possibilitam a ventilação cruzada, que é quando outras janelas ou portas são colocadas em paredes opostas ou próximas e permitem a circulação do ar.

E já na finalização da obra, na hora de escolher a cor da casa, aposte em cores claras. Cores escuras refletem menos o calor. As cores escuras devem ser utilizadas em ambientes abertos, ou onde exista grande ventilação.

Para casas já construídas, algumas adaptações podem ser feitas para amenizar o calor. Cortinas e persianas são uma ótima escolha para colocar nas janelas que recebem mais os raios do sol, assim como as Películas reflexivas, que além de reduzir a luminosidade, diminuem a incidência do calor.

Áreas verdes em casa também beneficiam nesse assunto. Além de ajudarem na qualidade do ar, auxiliam a amenizar o calor e entregam mais qualidade de vida. Plantas suspensas, na vertical, de chão, são muitas possibilidades além de darem um charme ao espaço.

Obter o conforto térmico em casa é fundamental para ter o aconchego e o bem-estar que esperamos do nosso lar. Seguindo estas dicas e se orientando pelo conhecimento dos profissionais da sua obra, será fácil ter uma casa fresca no verão e quente no inverno.