Construção Livre | Como escolher as árvores certas para o seu jardim.
Focada em atender obras residenciais, zela pelo compromisso e transparência aos seus clientes e profissionais. O compromisso maior da Construção Livre é com a felicidade, que se conquista quando se valoriza desde as pequenas coisas. Grandes marcas e produtos de qualidade, na CL você tem!
obras residenciais, compromisso, transparência, Swiss Park, campinas, Construção Livre, ATACADISTAS, acabamento, jardinagem, eletrica, ferramentas, abrasivos, EPI, utilidades domesticas, cimento, hidraulica,
16654
post-template-default,single,single-post,postid-16654,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Como escolher as árvores certas para o seu jardim.

Como escolher as árvores certas para o seu jardim.

O Jardim da frente é o cartão de visita da sua casa, o primeiro plano que chama atenção dos pedestres e visitantes. Além de refrescarem, as arvores que podem fazer parte ajudam com a poluição do ar e fornecem sombra naquele dia quente de verão. O processo de planejamento pode ser prazeroso e terapêutico, mas é necessária muita atenção.

Alguns tipos de plantas e arvores não são próprias para serem colocadas perto ou nas calçadas, assim como próximas de fiações. Se sua intensão é realizar o plantio, o primeiro a se fazer é procurar a prefeitura. Todas têm um plano de arborização feita por profissionais com espécies indicadas, e muitas delas tem os Viveiros Municipais, onde você pode conseguir algumas mudas e se informar sobre podas.

Ter informações sobre o que você quer plantar, tamanho máximo, folhagem, sobre os frutos é necessário para evitar problemas no futuro. Quando se planta arvores erradas e/ou em locais errados, os problemas podem aparecer e os mais comuns são:

1) Problemas nas redes elétricas
A altura ideal para as espécies plantadas nas calçadas perto de fiações a nossa recomendação é que sejam de até 5 metros. Um poste chega até 8 metros, fazendo assim que as fiações fiquem entre 6 e 7 metros em relação ao chão, e a recomendação é que a arvore seja pelo menos 1 metro antes das fiações. A partir disso pode considerar risco para as redes elétricas, com galhos que caem ou por futuros temporais.

2) Calçadas quebradas e estrago de tubulações
Raízes grandes, superficiais ou profundas grossas podem destruir sua calçada e até mesmo tubulações de água e esgoto. Verificar se sua espécie não cria raízes agressivas é indispensável antes de plantar.

3) Frutos
Muitas arvores frutíferas dão frutos grandes e pesados, dando risco de cair em carros e em pedestres, além de muitas vezes mancharem a calçada, deixando mal cheiro.

Para calçadas sem fiações já não tem risco do problema de queda de energia, mas a maior aposta para as calçadas com fiações são as arvores de pequeno a médio porte. Listamos algumas que não destroem nem a sua calçada e nem os fios elétricos:

Manacá Anão
Com crescimento rápido, a Manacá Anã, que alcança 2 a 3 metros, e com meio metro já floresce. Flores grande e duráveis, que primeiramente são brancas depois vão se tornando rosa, até chegar ao violeta.

Resedá ou Extremosa
Com porte de até 6 metros de altura, a Resedá é perfeita para calçadas, sem raízes grossas e com a opção de flores vermelhas, rosas, roxas ou brancas.

 

 

 

 

Flamboyanzinho
O Flamboyanzinho é considerado como uma arvoreta perene, e é só por se parecer com o Flamboyant que leva este nome. Chega até 4 metros.

 

 

 

 

Jasmin-Manga
Podendo chegar até 6 metros se não cuidada, a Jasmin-Manga possui uma floração encantadora e perfume característico, que se inicia no final do inverno e fica até a primavera

 

 

 

Existe uma harmonia visível entre natureza e a área urbana, e apesar de deixar nossa fachada mais bonita, nossa dica final é: não plante arvores se houver fiações aéreas. É um risco que você pode correr, e a dor de cabeça no futuro não vale o preço de calçadas quebradas, quedas de energia, de galhos e outros contratempos que demoram dias para conseguirmos solucionar. Diminua a proximidade das arvores as colocando no quintal da frente, junto com outras plantas ornamentais, assim você não deixa de entregar qualidade de vida para você e beleza para sua casa.